segunda-feira, 21 de setembro de 2009

LÁGRIMAS TAMBÉM PODEM SER DOCES...


(Imagem do choro emocionado do nosso nadador Cielo Filho, no momento da vitória do ouro olímpico)

Meus queridos amigos... Hoje fiz uma coisa que a muito tempo não fazia...

Chorei! Mas não foi um choro qualquer, ou de tristeza, como esses que tenho chorado nos últimos dias... Foi um choro com misto de emoção, alegria ... na verdade nem sei muito bem como descrevê-lo... Foi uma miscelânea de emoções fantásticas dentro de mim explodindo em lágrimas!!!

Pesei-me hoje e estou com :
114,7 !!!


Você deve estar se perguntando por que eu chorei então, se emagreci....

Simplesmente porque desde os meus 23 anos (* 7 anos atrás), que não sei o que é ter menos que 115 Kg!!!

A emoção e alegria de ver os resultados e saber que todos ao redor também estão notando... Ver todas as minhas roupas largas e precisando de ajustes... Ver roupas que não me serviam, de muito tempo atrás e que agora entram e ficam largas... e principalmente, ver a imagem refletida no espelho se mudando pra algo melhor... Tudo isso causa uma emoção que não dá pra descrever!!!

Hoje cheguei a marca de:
33,9Kg ELIMINADOS


Meu IMC (Índice de Massa Corpórea) estava em 44,2, considerado Obesidade Mórbida, hoje está em 34, como Obesidade Grau I... Quem é obeso ou está em sobrepeso sabe a alegria de se ver estas mudanças!

Se você ainda está em dúvida se consegue ou não, ou se vale a pena ou não...

Inspire-se e vá à luta...

Deixe pra trás as lágrimas de tristeza e amargura e venha você também explodir em doces lágrimas de alegria!!!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O FRACASSO É A OPORTUNIDADE DE COMEÇAR DE NOVO INTELIGENTEMENTE


(Foto tirada em Dezembro de 2007 no amigo secreto do Serviço)

Hoje, gostaria de compartilhar com vocês um texto que escrevi em 2008, quando tomei a grande decisão pelo emagrecimento definitivo:

"Em janeiro de 2008 tomei uma decisão muito importante em minha vida, que é aparentar externamente, como me sinto mentalmente.
Não sei se você também já passou por isso, mas algumas vezes me assusto quando olho no espelho, ou quando vejo fotos e filmagens em que apareço... Isto porque a imagem mental que tenho de mim, não se parece com o que vejo nestes registros e toda vez que as vejo, fico chocada!

Sou enfermeira e atualmente trabalho em um serviço de ambulâncias e sei que minha forma física é inapta a esta atividade. Falta-me mobilidade, agilidade e resistência, fundamentais ao serviço de resgatismo...

Sem contar os fatores pessoais... pois, todas as vezes que ia comprar roupas, me assustava em ver que ou elas não serviam ou meu número havia aumentado... Quase sempre tinha que comprar roupas pelo fato de servirem e não por ter gostado delas em mim ou porque combinavam com minha personalidade e estilo (vocês bem sabem que roupas para gordo, além de bem mais caras, são quase sempre fora de moda...).

Simplesmente lembro-me que a última vez que olhei em uma balança e vi apenas dois dígitos, foi por volta dos 13 anos de idade, em que pesava aproximadamente 98Kg... desde então, não pude mais contemplar apenas 2 dígitos, até hoje (isso já faz 16 anos!). Mas os números não se contentavam em ficar estagnados em um patamar... vira e mexe subiam e apenas desciam quando eu resolvia fazer alguma sandice milagrosa para baixá-los!

Tentei o regime dos 13 dias duas vezes seguidas, ou seja, por 26 dias (até hoje detesto ovo cozido até mesmo na pizza!), tomei diversos remédios , moderadores de apetite, remédios de uso controlado, horas me sentindo eufórica e cheia de energia, horas afundando-me na tristeza e desesperança, por ação deles! Mas, por mais que fizesse, nada surtia o efeito que eu tanto sonhava. Aprendi da pior forma que NÃO HÁ FÓRMULA MILAGROSA PARA EMAGRECER!

Em 2002, cheguei aos 136 Kg! Nesta época decidi fazer alguma coisa para mudar minha qualidade de vida. Com 23 anos de idade, já estava hipertensa, chegando a picos pressóricos de 220x140 mmHg ou (22 por 14, sendo que uma pressão normal seria 12 por 8). Cheguei a perder a sensibilidade de dois dedos da mão direita por aproximadamente 3 meses, por conta do aumento súbito da pressão. Agora, imagina o que é para uma enfermeira, tendo que puncionar veias e artérias, principalmente com o auxílio do tato, perder a sensibilidade dos dedos indicador e médio da mão dominante!!!

Nesta época comecei a controlar mais a minha alimentação e fazia atividades físicas pelo menos quatro vezes por semana (caminhada e bicicleta). Cheguei a PERDER 21 Kg, chegando aos 115Kg, o que para mim foi uma excelente marca... a melhor que já tinha conseguido!

Mas observe que na frase acima frisei a palavra PERDER, pois bem... no decorrer dos anos fui achando um por um dos quilos que havia perdido e junto com estes, outros vieram...

No Natal de 2007 cheguei ao meu máximo: 148,6Kg!!! O fato de estar apenas a 1,5 quilos dos 150Kg me assustou completamente!!! Me sentia triste, deprimida e extremamente envergonhada... Sentia vergonha de entalar as vezes na roleta do ônibus ou de sentar-me, completamente apertada em uma cadeira de cinema, ou ainda, de me sentar em uma cadeira de plástico e sentir que as pernas dela começavam a estralar... soando claramente que havia passado de qualquer limite tolerável!!! Comecei a privar-me de ir a praia (que sempre amei), pois sentia-me a própria Orca! Assim como de vários outros passeios e divertimentos, hora por não ter uma roupa que ficasse bonita em mim, hora por vergonha de minha forma física.

Nesta fase fugia dos espelhos, pois não acreditava que aquela imagem refletida era a minha... e com a correria do dia a dia, realmente mal tinha tempo de me olhar e de me cuidar. Em grande parte foi assim que não me vi crescer para os lados!
Da mesma forma que parte de mim não se conformava, outra questionava o que eu poderia fazer desta vez que surtisse efeito definitivo!

Como já estava no grupo de pessoas consideradas “OBESAS MÓRBIDAS”, comecei a pensar em métodos cirúrgicos, tais como redução de estômago, pois via em algumas pessoas que conhecia os resultados que tanto desejava ver também em mim. Mas por outro lado, como profissional da saúde, analisava todos os problemas que este tipo de procedimento completamente invasivo poderia causar! Conhecia casos de choque anafilático (alergia ao anestésico) que haviam matado ou incapacitado pessoas... Mesmo no caso de cirurgias “bem sucedidas”, via como as pessoas sofriam com vômitos, diarréia, dependência de remédios e polivitaminicos. Quando colocava tudo isso na balança, dava-me um arrepio na espinha.

Foi quando em Janeiro de 2008 uma das minhas amigas do serviço comentou que tinha interesse em ir ao Vigilantes do Peso... pesquisamos e descobrimos uma reunião em Santos. E lá fomos nós, eu e mais duas amigas, todas com muitas esperanças em mente. Eu pensava que, se não chegasse a um peso ideal (comum para a minha altura), pelo menos reduziria a carga que trazia todos os dias sobre meus pés!

No dia 10/01/2008 fui a primeira reunião do Vigilantes do Peso. Na data a Sra. Vilma (nossa instrutora) me mediu e pesou (144,3 Kg e 1,83cm) e estabelecemos a meta de chegar ao peso ideal de 76,Kg... Nas 37 semanas que se seguiram aprendi valiosas lições com a Sra. Vilma... Recebi os livros 12 livros do programa do Vigilantes do peso e eliminei 23 Kg... chegando aos 121,3Kg...

Infelizmente, por questões financeiras, não tive como continuar freqüentando o vigilantes do peso...mas as lições que aprendi lá, mantive para o meu dia a dia, já não mais de forma tão regrada, motivo pelo qual, de 27/09/2008 até 23/07/2009, oscilei entre o peso que tinha quando parei de freqüentar o V.P. .

No dia 23/07/09, criei este blog, pra colocar de forma visível meus resultados e assim invistir mais seriamente nesta meta... para que de SONHO ela pudesse se tornar uma realidade!

Em um dos meus primeiros posts, passei o meu peso na época, que era de 120,6Kg... Mas foi em Agosto que tive mais uma surpresa desagradável com a balança (124,3Kg)... e assumi novamente comigo mesma o compromisso de me levar completamente a sério!!!
Desde 13/08/09 voltei a fazer o programa do Vigilantes do Peso, de forma séria, com pesagem semanal... Cardápio Diário e Diário Pessoal... e esses tem sido meus resultados:

13/08/2009 = 124,3 Kg
21/08/2009 = 119,9 Kg
28/08/2009 = 118,6 Kg
04/09/2009 = 117,6 Kg
12/09/2009 = 116,0 Kg
19/09/2009 = 114,7 Kg
26/09/2009 = 114,0 Kg
03/10/2009 = 112,8 Kg
10/10/2009 = 112,0 Kg
17/10/2009 = 111,0 Kg
24/10/2009 = 110,1 Kg
31/10/2009 = 109,5 Kg

Amanhã é o dia de mais uma pesagem e quis contar-lhes um pouco do que já passei na busca por meu objetivo e motivar você que está pensando em como chegar lá, que é possível sim... e mais fácil do que parece... tudo depende de VOCÊ... e de sua FORÇA DE VONTADE! Sem isso, não se chega a lugar nenhum...

Dos 148,6 Kg até hoje (02/11/2009), com 109,5Kg são 39,1 quilos ELIMINADOS e agora friso esta palavra, pois aprendi que os quilos que “perdi”, encontrei... mas estes ELIMINEI e nunca mais os encontrarei!!!


Não é fácil adquirir novos hábitos, mas também não há milagre de emagrecimento (assim como não é fácil estar gordo... quem está sabe bem o que estou dizendo... o peso que se carrega não é apenas físico, mas emocional e este último se torma muito maior que o primeiro).

Cada dia que acordo e a cada momento que vivo hoje, sei que está em minhas mãos (e apenas em minhas mãos) a decisão de ser ou não mais saudável. A decisão é minha de ser ou não mais saudável ou de agir desta forma.

A minha escolha eu já fiz!!! E a renovo constantemente (principalmente na frente das guloseimas rsrsrsrs), que é a de chegar a minha meta e ter meu corpo físico assim como minha mente é!

Boa Sorte pra você também nessa empreitada!


(Foto tirada em Julho de 2009 na festa junina no Serviço)

sábado, 5 de setembro de 2009

VITÓRIA!!!! (Semana de 29 à 04/09/09)




Queridos Amigos que visitam meu blog, tenho excelentes novidades!!!
Mais uma semana em que consigo eliminar peso!
Semana passada estava com 118,6 Kg e hoje pesei-me...

117,6 Kg

Mais uma vitória contra a balança!

As coisas tem caminhado dentro dos meus planos de um kilo por semana...
Agora faltam 16 semanas e 5 dias pro fim do ano e 17,6 kg para chegar aos dois dígitos na balança! Continuando nesta média, chegarei lá em 2010!

A primeira grande meta de um novo ano!!! E que espero que seja um grande ano!

Esta semana será muito agitada... teremos 2 eventos na cidade. O primeiro é o Desfile Cívico de 7 de setembro (até aí, sem novidades) depois de amanhã (07/09). Depois do evento faremos a separação de todos os materiais que serão utilizados no dia 08/09 nos Postos de Atendimento do segundo grande evento que é a Subida da imagem de N.Sra. do Monte Serrat (o pico mais alto da cidade de Santos, com 147 metros acima do nível do mar).

Do seu mirante é possível ter uma visão completa do Porto, parte dos morros que cercam Santos, o Canal de Bertioga, o Estuário e as Ilhas Barnabé e de Santo Amaro.


São 415 degraus de subida!!! E com certeza este ano subirei novamente... No ano passado me aventurei a descê-lo duas vezes e subir uma... mas fiz embaixadinha com a língua... de tão cansada que fiquei na subida... tive que parar algumas vezes pra respirar!

Há algumas semanas tenho subido e descido de escada aqui no prédio (6 andares), pra sentir o tranco... e terça-feira vou me aventurar novamente! (Haja perna!)

Prometo que no próximo sábado conto as novidades de como foi e coloco algumas fotos! Além de contar as novidades de perda de peso que terei com toda essa atividade física!

Beijos a todos e sucesso aos que, assim como eu, estão travando essa luta pela perda de peso!