domingo, 10 de janeiro de 2010

DICAS PARA NÃO ENGORDAR NO NATAL, NA PÁSCOA E NAS VIAGENS DE FÉRIAS



*extraído do livro EMAGRECIMENTO DE A a Z

"É muito comum vermos pacientes prejudicarem o rsultado de um tratamento bem sucedido por se descontrolarem em ocasiãoes festivas ou viagens de lazer. Pensando nisso recomendamos que sejam tomados alguns cuidados especiais para que o emagrecimento não seja prejudicado em tais circunstâncias.

NATAL

Além de todas as calorias consumidas na ceia, em geral as pessoas repetem a dose no almoço do dia seguinte e ainda continuam comendo demais durante toda a semana, para "emendar" com a comilança do reveillon. Quem está controlando o peso deve evitar os alimentos mais calóricos durante a ceia, não deve ceiar no dia seguinte e precisa alimentar-se com moderação nos dias que antecedem a festa de fim de ano.

EVITE
- RABANADAS, DOCES E TORTAS;
- VINHOS BRANCOS SUAVES (ADOCICADOS);
- CERVEJA;
- CARNES GORDUROSAS (PERNIL, PRESUNTO, ETC)
- CONTINUAR A CEIA NO DIA SEGUINTE.

DE PREFERÊNCIA:
- FRUTAS FRESCAS OU SECAS;
- VINHOS TINTOS E BRANCOS SECOS;
- ÁGUA OU REFRIGERANTES ZERO;
- CARNES MAGRAS (PERU, ETC.);
- CAMINHADA DESINTOXICANTE NO DIA SEGUNTE.

PÁSCOA

O chocolate é, sem dúvida, um dos alimentos que mais engordam. É fácil entender por que tanta gente ganha peso durante os feriados de Semana Santa. Se já sabemos que, uma criança em cada quatro necessita perder peso, não podemos manter a tradição de presentear todos com hipercalóriocs ovos de Páscoa. Lembre-se de que mesmo os chocolates dietéticos são muito ricos em calorias. Se é seu filho que precisa perder peso, previna antecipadamente os avós, padrinhos e tios de que qualquer presente será mais bem vindo do que os chocolates.
Se apesar de tudo você continuar achando que o chocolate é insubstituível, a tabela de calorias dos chocolates vai ajudá-lo a escolher um que seja menos calórico. Não esqueça de que os teores calóricos estão calculados para 100 gramas. Os ovos de páscoa são numerados de acordo com o peso. Com uma conta simples você poderá calcular a quatidade total de calorias do ovo que está comprando ou ganhando:

Chocolate Amargo = 544 Kcal em 100g
Chocolate ao Leite = 568 Kcal em 100g
Chocolate Branco = 530 Kcal em 100g
Chocolate com Castanhas = 534 Kcal em 100g
Chocolate crocante (Diamante Negro por ex.)= 515 Kcal em 100g
Chocolate Dietético = 540 Kcal em 100g
(* veja na embalagem do ovo de páscoa para tirar a dúvida!)

EVITE:
- CHOCOLATES, MESMO QUE DIETÉTICOS;
- VINHOS SUAVES;
- CERVEJA OU REFRIGERANTES COMUNS;
- GUARDAR OS CHOCOLATES QUE GANHOU;
- QUE SEU FILHO GANHE CHOCOLATES.

DÊ PREFERÊNCIA:
- DOCES NÃO GORDUROSOS;
- VINHOS SECOS;
- PRESENTEAR ALGUÉM COM OS CHOCOLATES QUE GANHOU;
- QUE SEU FILHO GANHE PRESENTES ALTERNATIVOS.

VIAGENS

As viagens são quase sem´re uma pedra no caminho de quem está querendo emagrecer. A quebra da rotina, a interrupção da prática de esportes e as tentações de provar comidas diferentes acabam prejudicando qualquer tratamento para perda de peso.
O ideal é que se planeje antecipadamente a alimentação e ser seguida durante a viagem. (...) Para matar a sede, evite beber cerveja ou refrigerantes comuns. Substitua por água ou refrigerante zero. (...)
Finalmente, nõa esqueça que caminhando bastante você poderá compensar alguns excessos que serão inevitáveis. Só use taxi em grandes distâncias."
(* Minha dica pessoal é que você dê preferência por viagens em que praticará atividade física, como caminhadas ecológicas, passeios até cachoeiras, trilhas, arvorismo, etc!)

Fontes: EMAGRECIMENTO DE A A Z, por Dr. Walmir Coutinho.

Nenhum comentário: